Os erros que você comete sem perceber e gera rivalidade entre irmãos
Os erros que você comete sem perceber e gera rivalidade entre irmãos – Ciúme entre irmãos são comuns, por vezes, surgem simplesmente porque um dos irmãos tem um mais exigente e possessividade, mas às vezes têm sua origem em alguns erros parentalidade pais fazem sem perceber.
Para evitar a rivalidade entre irmãos, revelamos os comportamentos que geram uma atitude competitiva negativa.
Os erros que você comete sem perceber e gera rivalidade entre irmãos
1. Passar o tempo todo em família, sem dedicar atenção individualizada a cada uma das crianças
Não há dúvida de que passar tempo de qualidade com a família é importante para fortalecer os laços afetivos. No entanto, insistir que as crianças estão sempre presentes pode ser uma estratégia contraproducente. Cada criança tem suas próprias necessidades, por isso é importante que os pais dediquem tempo de qualidade a cada um deles separadamente.
O tempo da família é tão importante quanto os minutos de intimidade em que seu filho pode lhe dizer o que o está preocupando ou como ele se sente. Se os irmãos estão sempre juntos, sem perceber você estará criando uma competição natural pela sua atenção, o que gera fricções. Portanto, gaste pelo menos 15 minutos por dia para cada um dos seus filhos, para conversar, jogar ou ler uma história.
2. Trate os irmãos como se fossem um grupo
É muito mais fácil gerenciar as crianças tratando-as em grupo, propondo as mesmas tarefas, os mesmos jogos, as mesmas atividades extracurriculares e até mesmo abordando-as usando as mesmas palavras. No entanto, essa “mentalidade de pacote” não facilita que cada criança desenvolva sua identidade, explore seus talentos e siga seus interesses, além de estimular a competição entre irmãos.
Para evitar essa rivalidade, você deve se esforçar para descobrir os interesses, motivações e talentos de cada um de seus filhos, ajudando-os a desenvolvê-los individualmente. Também é conveniente evitar discursos muito inclusivos que acabam sendo despersonalizados, como “Você é um desastre” ou “Você nunca me ajuda em casa” . Em vez disso, aborde cada filho separadamente, tanto quando você deve apontar um erro quanto ao elogiá-lo.
3. Rotular as crianças
Os rótulos são fáceis de colocar, mas difíceis de remover. Toda vez que você repete certos adjetivos, como “tímida”, “má” ou “preguiçosa”, você está limitando a criança porque, com o passar do tempo, ela assumirá esses rótulos e nem tentará mudar. Os rótulos positivos, como “estudiosos”, “talentosos” ou “divertidos” também podem ser negativos porque geram expectativas difíceis de encontrar e aumentam a pressão desnecessária sobre a criança.
Portanto, é conveniente que você não use rótulos, pesquisas na área de Psicologia mostram que é melhor elogiar o esforço em vez de criar atributos de comparação que podem levar à inveja.
4. Motive competições desnecessárias
As crianças precisam ser felizes, não ser as melhores. Os pais devem ensiná-los a superar-se todos os dias, sem ter que competir com os outros, muito menos com seus irmãos. Jogos aparentemente inocentes como “Vamos ver quem se veste mais rápido” podem fomentar uma atitude competitiva entre os irmãos, já que, inevitavelmente, haverá um vencedor e um perdedor. Em vez disso, incentive o trabalho em equipe, incentive seus filhos a ajudarem-se uns aos outros e ensine-lhes que a força está no sindicato.
5. Torne-se juiz de lutas entre irmãos
As lutas e discussões entre irmãos são normais e, como regra geral, não é necessário intervir. É importante que as crianças aprendam a resolver seus conflitos por conta própria, sem recorrer à violência. Se a situação ameaça ficar fora de controle, os pais devem agir como mediadores, não como juízes para dar a razão a um e punir o outro.
Transformar uma das crianças na vítima e a outra no agressor criará uma difícil rivalidade para gerenciar , gerando mais problemas entre elas. Em vez de atribuir papéis e culpar, ensine-lhes técnicas de resolução de conflitos para que possam conversar e resolver suas diferenças de maneira pacífica. Uma boa ideia é criar uma “mesa de paz“.
Os erros que você comete sem perceber e gera rivalidade entre irmãos
Se gostou da postagem, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.
Excelente materia! Me ajudou bastante, pois fico exasperada aqui em casa com as duas meninas que tenho, uma de 10 e a outra de 6 anos, cuja frase:” isso é injusto!” Impera em suas bocas. Parabéns!!