O que é empatia?
A empatia é comumente conhecida como a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa.
O que é empatia?
Empatia é a capacidade de ativar nosso radar emocional para capturar os sentimentos, necessidades e preocupações de outras pessoas, usando essas informações para interagir com elas de maneira mais eficaz. Consiste em entender sem julgar e agir de maneira construtiva, gerenciando suas próprias emoções e as dos outros. Em resumo, trata-se de se colocar no lugar do outro.
Os seres humanos não são empáticos por natureza. A realidade é que nascemos egoístas (daí o chamado egocentrismo do primeiro estágio da vida). Um bebê faminto não se preocupa se sua mãe dormiu ou não, apenas para satisfazer sua principal necessidade de comida. Portanto, a empatia é algo que depende do desenvolvimento sócio emocional correto que tem sua origem na capacidade do cérebro de imitar outras pessoas.
É possível treinar essa habilidade?
Não é apenas possível, mas conveniente para a vida em sociedade. De fato, existem aqueles que definem empatia como “a cola social”. Uma cola que deve começar a endurecer desde a infância e continuar a ser fabricada ao longo da vida.
Quais mecanismos existem para desenvolver empatia?
A lista é longa porque depende da idade, das circunstâncias, da personalidade de cada um, … já que cada caso e cada pessoa é diferente. No entanto, algumas diretrizes iniciais para trabalhar a empatia com os pequenos em casa e na escola seriam:
- Mantenha uma expressão corporal que transmita uma atitude de abertura em relação ao discurso de outras pessoas.
- Mostrar proximidade e ausência de preconceito.
- Desenvolva a escuta ativa.
- Use situações emergentes de conflito para discutir como resolvê-las com empatia.
- Incentive a reflexão sobre como os outros se sentem com base em histórias ou imagens.
- Servir como um modelo de comportamento empático.