Aprovado em medicina na UFSC conta diferencial: ‘Foquei só no Enem’
Ivanir Andrighetti alcançou 4º lugar geral na universidade pelo Sistema de Seleção Unificada.
Focar em uma prova só. Essa foi a estratégia de Ivanir Junior Andrighetti, de 20 anos, para conquistar uma vaga no curso mais concorrido da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o de medicina.
Ele ficou em quarto lugar na classificação geral da instituição pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). “Selecionava melhor as aulas para focar só no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], disse”.
Ivanir é de Vacaria, no Rio Grande do Sul, mas possui dois irmãos que vieram para Florianópolis e têm relação com a UFSC. O mais velho já é formado. O outro, será veterano de Ivanir no curso de medicina. Para tentar uma vaga na UFSC, o estudante agora aprovado se mudou para a capital catarinense no início de 2020.
“Fiquei sabendo na terça-feira [22], quando saiu o listão. Um colega me avisou que tinha visto meu nome. Daí liguei para minha mãe, para o meu pai”, contou.
Diferentes estratégias
Antes de ver o nome no listão do Sisu, Ivanir já tinha tentado entrar na universidade no ano anterior. “Fiz dois anos de cursinho. O primeiro foi bem tradicional, muita aula, muito exercício. Foi no pico da pandemia, tive que me acostumar. Assistia a todas aulas. Aumentei minha nota em 50 pontos, mas a nota de corte subiu uns 30 pontos e não consegui passar”, contou.
Ivanir percebeu que precisava fazer uma mudança de estratégia nos estudos. “No fim do ano, pensei que tinha feito todos os exercícios, estudar mais não ia dar. Eu realmente acho que precisava de mais atividade física e passar menos tempo estudando”, disse.
“Eu via que quem passava não eram aqueles alunos que faziam todos os exercícios, mas os que focavam na prova que eles queriam. Faziam muita prova antiga, muito simulado. Pensei ‘o diferencial só pode ser isso’. Trouxe comigo para o segundo ano”, explicou.
No ano passado, ele mudou a rotina no cursinho feito no Colégio COC. “Diminuí a teoria. Selecionava melhor as aulas para focar só no Enem. Como eu já tinha muita teoria do ano anterior, foquei em prova antiga. Peguei desde 2009, fui fazendo todas, os simulado do cursinho e de outros cursinhos que eu achava na internet. Simulando também as condições de prova, com cronômetro, sem notebook, sem celular. Isso é muito importante”, relatou.
“O Enem cobra menos o conteúdo, cobra mais saber fazer a prova. O tempo é curtíssimo, a estratégia é priorizar o que fazer”, resumiu.
Além de estudar menos, Ivanir também distribuiu melhor o tempo como outras funções. “Quis fazer atividade física, dormir mais um pouco, falar mais com a minha família. Estudei em casa. O cursinho já tinha voltado ao presencial, mas optei por estudar em casa”, contou.
Segundo ele, essas atividades ajudaram. “Comecei a fazer mais esporte, jogar vôlei. Faz bem para a cabeça. As notas foram melhorando”, disse.
Ivanir contou que optou por focar no Enem após compará-la com o vestibular da UFSC.
“Não tinha aptidão para esse tipo de prova [vestibular]. A da UFSC era aquele platô. Eu vi que não ia conseguir mais melhorar minha nota com menos tempo de estudo”, afirmou.
A pandemia também interferiu na rotina. “É muito mais difícil ter disciplina, concentração. Não é a mesma coisa que ter um professor na sua frente. Tem quer ter disciplina, acordar cedo para tirar as dúvidas”, disse.
O estudante acredita que vai entrar para o primeiro semestre do curso. Em relação a qual área da medicina quer seguir, ele não dá certezas. “Vou escolher dentro do curso. Mas sempre gostei de cirurgia, dessa parte intervencionista”, finalizou.
Matrículas
A UFSC informou que o Departamento de Administração Escolar (DAE) vai publicar em breve uma portaria com os procedimentos para a matrícula de todos os candidatos classificados pelo Sisu. O documento será disponibilizado no site do Sisu 2022 e no site do DAE.
As aulas começam junto com os demais calouros da UFSC. O primeiro semestre letivo de 2022 se inicia em 18 de abril, com aulas presenciais.
Ainda segundo a UFSC, na seleção do Sisu há candidatos aprovados para começar no primeiro e no segundo semestres. Na sexta (25), a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) vai divulgar as listas com a distribuição por semestre.
A UFSC ofereceu 1.930 vagas em 102 curso nos cinco campi da instituição, em Florianópolis, Araranguá, no Sul do estado, Blumenau, no Vale do Itajaí, Curitibanos, no Oeste, e Joinville, no Norte. O Sisu foi usado para a seleção de candidatos a 30% das vagas para ingresso no ano letivo de 2022.
O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 foi usado na escolha dos candidatos.